domingo, 27 de setembro de 2009

Itamar Assumpção



Uma das figuras mais interessantes surgidas na música brasileira na virada dos anos 70 para os 80, Itamar Assumpção foi um artista que não frequentou as paradas radiofônicas do país, mas que nem por isso se tornou menos importante.
Evitando perseguir o sucesso fácil e com um estilo marcante de fazer música, se tornou conhecido como um compositor de vanguarda e “artista maldito" – rótulo este que sempre recusou.
Ligado em poesia, Jimi Hendrix, Cartola, Miles Davis, Clementina de Jesus e muito experimentalismo, seu primeiro disco independente, “Beleléu, Leléu e Eu – Itamar Assumpção e Banda Isca de Polícia”, lançado em 1980, foi um marco na música brasileira, com músicas que se tornaram conhecidas no cenário alternativo, entre elas “Fico Louco” e a autobiográfica “Nego Dito”.
Ao longo da sua carreira, Itamar Assumpção lançou alguns ótimos discos, quase todos independentes e foi gravado por nomes como Cássia Eller, Ney Matogrosso, Ná Ozzetti, Zélia Duncan e Ceumar, que perceberam a riqueza musical e poética contida em suas canções cheias de um suingue muito peculiar.
Antes de falecer em 13 de junho de 2003, vítima de câncer, Itamar iniciou um trabalho com o percussionista Naná Vasconcelos, resultando na última gravação da sua carreira, lançada postumamente e que ganhou o título de "Naná Vasconcelos e Itamar Assumpção - Isso Vai Dar Repercussão". Vale a pena dar uma escutada!!!

Discografia

- Pretobrás - Por Que Eu Não Pensei Nisso Antes... (1998) • Cd

- Ataulfo Alves Por Itamar Assumpção - Pra Sempre Agora (1996) • Cd

- Bicho De 7 Cabeças Vol. Ii - Itamar Assumpção E As Orquídeas Do Brasil (1994) • Cd

- Bicho De 7 Cabeças - Itamar Assumpção E As Orquídeas Do Brasil (1993) • Cd

- Intercontinental! Quem Diria! Era Só O Que Faltava!!! (1988) • Cd/Vinil

- Sampa Midnight - Isso Não Vai Ficar Assim (1986) • Cd/Vinil

- Às Próprias Custas S.A (1983) • Cd/Vinil

- Beleléu, Leléu, Eu - Itamar Assumpção E Banda Isca De Polícia (1980) • Cd/Vinil

Mário Sartorello//

Nenhum comentário:

Postar um comentário